Prof. Dr. Igor Renato B. Olivares

Fundador ConfLab / Professor IQSC-USP / Avaliador CGCRE-Inmetro

Cursos e Consultorias

Agenda

Atualidades na Gestão de Qualidade em Laboratórios 

Nova Turma !!!

26/julho/2019

Descrição: Este curso é baseado nos conceitos e ferramentas mais atuais aplicadas a gestão de qualidade em laboratórios, apresentando como material didático uma cópia da última edição do livro “Gestão de Qualidade em Laboratórios - 4ª edição/2019 - revisada e ampliada” (de autoria do instrutor deste curso). Neste curso é abordado inicialmente a evolução histórica dos conceitos de gestão da qualidade (inclusive nos laboratórios) com o objetivo de conhecer desde as raízes destes conceitos visando fornecer suporte as práticas mais atuais de gestão. Em seguida serão abordadas as mais recentes exigências de agências reguladoras nacionais (e exemplos internacionais) quanto a obrigatoriedade de operar em conformidade com sistemas de gestão como a ISO/IEC 17025, ISO 15189 e BPL (apresentando indicadores numéricos que mostram o aumento exponencial da aplicação destes sistemas no Brasil e no Mundo). Considerando que, conforme a ISO/IEC 17025, um sistema de gestão da qualidade apresenta requisitos da direção e requisitos técnicos, este curso visa apresentar a aplicação de Indicadores da Qualidade como uma ferramenta primordial para gestão do laboratório e suporte principalmente aos requisitos da direção. Da mesma maneira, será apresentada a ferramenta Analytical Quality Assurance Cycle (também desenvolvida e publicada pelo instrutor), que envolve principalmente os conceitos de Validação, Estimativa de Incerteza e Controle da Qualidade Intralaboratorial, sendo esta destacada como uma ferramenta primordial para gestão do laboratório (inclusive laboratórios de pesquisa) e suporte principalmente aos requisitos técnicos. O AQAC será demonstrado através do software ConfLab (www.conflab.com.br) também desenvolvido pelo instrutor do curso, demonstrando sua prática aplicação por este software. Finalmente o curso irá abordar as novas exigências e particularidades da última versão da ISO/IEC 17025 (publicada em dezembro de 2017), a partir da experiência do instrutor não apensa como pesquisador no IQSC/USP neste tema, mas também pelos mais de 10 anos como avaliador pelo órgão de acreditação nacional (Cgcre-Inmetro).

 

Público Alvo: Gerentes / Supervisores da Qualidade e profissionais que atuam em laboratórios que aplicam normas (ISO/IEC 17025, ISO 9001, BPL) ou conceitos sobre sistemas de gestão da qualidade para laboratórios. Estudantes e pesquisadores que desenvolvam pesquisas na área analítica. Auditores internos e avaliadores de organismos de acreditação que praticam avaliação de sistema de gestão da qualidade em laboratórios.

 

Instrutor: Prof. Dr. Igor Renato B. Olivares

 

Data: 26/julho/2019

 

Local: Laboratório CBO - Av. Arquiteto Clayton Alves Corrêa, 327 - Vale Verde, Valinhos - SP

 

Investimento: R$690,00

 

Inclusos: Livro "Gestão de Qualidade em Laboratórios"; Material Didático; Certificado de Participação; Coffee Break

 

Inscrições: contato@qualilab.net

 

Programa Detalhado:

Curso

Curso

Atualidades na Gestão de Qualidade em Laboratórios

Curso

Curso

Atualidades na Gestão de Qualidade em Laboratórios

Livro

Livro

"Gestão de Qualidade em Laboratórios"

Ganhadora do sorteio CRQ IV Região

 

AQAC - Ciclo de Qualidade Analítica: Conceitos de validação para a estimativa de incerteza e cartas de controle

Descrição: Este curso apresenta a ferramenta AQAC (Analytical Quality Assurance Cycle) desenvolvida pelo instrutor e publicada em uma das revistas de maior fator de impacto em Química Analítica [1], a qual já esta sendo aplicada nos mais recentes guias de validacao disponiveis [2;3]. Esta ferramenta correlaciona os conceitos de Validação, Estimativa de Incerteza e Cartas Controle para um correto gerenciamento da qualidade dos resultados produzidos pelo laboratório. Desta maneira o curso irá apresentar conceitos de validação, estimativa de incerteza com base na validação (incluindo exercícios práticos) e elaboração de cartas de controle (incluindo exercícios práticos).

 

Público Alvo: Gerentes / Supervisores da Qualidade e profissionais que atuam em laboratórios que aplicam normas (ISO/IEC 17025, ISO 9001, BPL) ou conceitos sobre sistemas de gestão da qualidade para laboratórios. Estudantes e pesquisadores que desenvolvam pesquisas na área analítica. Auditores internos e avaliadores de organismos de acreditação que praticam avaliação de sistema de gestão da qualidade em laboratórios.

 

Instrutor: Prof. Dr. Igor Renato B. Olivares

 

Data: Em breve

 

Local: Em breve

 

Investimento: Em breve

 

Inclusos: Material Didático; Certificado de Participação; Coffee Break

 

Inscrições: contato@qualilab.net

 

Programa:

1. A estatística na Gestão de Qualidade e o Ciclo de Qualidade Analítica - AQAC

2. Conceitos de Validação e Verificação de Desempenho:

 - Definições;

 - Linearidade (r, resíduos, homocedasticidade); Seletividade; Repetibilidade; Precisão Intermediária; Exatidão; Limite de        Quantificação; Robustez

3. Estimativa de Incerteza: Definições de Incerteza / Sistemática de Cálculo / Exemplo 1 (preparação de solução padrão)

4. Cálculo de Incerteza: Exemplo 2 (incerteza em ensaios cromatográficos)

5. Controle de Qualidade (Cartas de controle)

6. Garantindo a confiabilidade dos resultados pelo “Ciclo de Qualidade Analítica”: Validação x Incerteza x Controles de Rotina

7. Exercícios

 

[1] OLIVARES, Igor Renato Bertoni, LOPES, F. A. Essential steps to providing reliable results using the Analytical Quality Assurance Cycle. TrAC. Trends in Analytical Chemistry (Regular ed.). , v.35, p.109 – 121, 2012.

 

[2] Validação de Métodos para Análise de Alimentos: Enfoque em Análise Centesimal. Comitê Técnico de Química de Alimentos da REMESP, 106 pg, 2015. ISBN: 978-85-69725-00-8.

 

[3] Manual de Garantia da Qualidade Analítica Áreas de Identidade e Qualidade de Alimentos e de Insumos. Brasília: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2015. ISBN: 978-85-7991-093-7.

Cursos e Consultoria in-company

Os cursos são preparados conforme as necessidades da empresa, podendo contemplar um ou mais módulos abaixo:

 

- Interpretação dos requisitos da ISO/IEC 17025:2005 (16 hs)

 

- Auditoria interna de ISO/IEC 17025:2005 segundo requisitos da ISO 19011:2012 (16hs)

 

- Amostragem de água com foco na acreditação em ISO/IEC 17025:2005 (8 hs)

 

- Estimativa da incerteza de medição segundo Eurachem/Citac:2012 (com exercícios práticos) (16hs)

- Validação de métodos e cartas de controle para ensaios químicos (com exercícios práticos) (8hs)

 

 

As consultorias visam atender a necessidades específicas dos laboratórios, podendo contemplar um diagnóstico/auditoria interna do Sistema de Gestão da Qualidade, ou ainda solucionar não conformidades ou melhorias específicas, como: estimativa de incerteza; validação de métodos; cartas de controle; entre outros. 

Cursos e Treinamentos

QualiLab