Prof. Dr. Igor Renato B. Olivares
Fundador ConfLab / Professor IQSC-USP / Avaliador CGCRE-Inmetro
Livro
“Não é suficiente você fazer o seu melhor; primeiro, você precisa saber exatamente o que fazer para depois dar o seu melhor.”
W. Edwards Deming
O impacto dos resultados de um laboratório de rotina ou pesquisa são extremamente relevantes, uma vez que podem estar relacionados ao desenvolvimento ou monitoramento de produtos que tem ação direta ou indireta na saúde das pessoas, como medicamentos, alimentos, pesticidas, entre outros. Desta maneira, a confiabilidade e reprodutibilidade de um resultado é essencial. A Gestão da Qualidade em Laboratórios envolve um conjunto de ferramentas para alcançar este objetivo!
Atualmente, na rotina prática dos laboratórios (públicos ou privados, de rotina ou pesquisa), encontramos diferentes tipos de Sistemas de Gestão da Qualidade, como a ISO 9001; ISO 15189; ISO/IEC 17025 e BPL. A aplicação de alguns destes sistemas são exigidos por diferentes órgãos do governo, como a ANVISA, IBAMA, ANA, MAPA, ANP, requerendo assim uma específica qualificação profissional para sua implantação e manutenção.
Apesar de tal exigência atestar a importância dos profissionais que atuarão em laboratórios conhecerem sobre Sistemas de Gestão da Qualidade, no Brasil, os cursos técnicos, de graduação ou pós graduação, muitas vezes não trazem, em suas grades curriculares, disciplinas ou conteúdo sobre o tema.
Neste cenário, o livro “Gestão da Qualidade em Laboratórios”, oportunamente, apresenta, de maneira simples e objetiva, um universo abrangente da aplicação de Sistemas de Gestão da Qualidade e suas ferramentas, visando dar suporte a quem trabalha direta ou indiretamente na área; a quem já está inserido em algum Sistema de Gestão da Qualidade e busca mais conhecimentos e, em especial, aos estudantes dos cursos técnicos, de graduação ou pós graduação - das áreas de Química, Farmácia, Biologia, Engenharia, etc - futuros profissionais que potencialmente podem vir a trabalhar direta ou indiretamente nos laboratórios e que terão a imensa responsabilidade de produzir resultados confiáveis e reprodutíveis!
Novidades da 5ª Edição
“Confiabilidade nos resultados analíticos é um dever de qualquer laboratório (pesquisa ou rotina), pois os efeitos destes resultados podem ser devastadores.”
Prof. Dr. Igor R. B. Olivares
Após 16 anos, 4 edições em Português (revisadas e ampliadas) e 1 edição em Inglês, este livro passa por mais uma revisão e ampliação, demonstrando que o tema “Gestão da Qualidade em Laboratórios” está sempre em evolução com cada vez mais destaque nos laboratórios ao redor do mundo. Nesta edição, além de pequenos ajustes no texto visando facilitar a leitura, alguns tópicos que receberam destaque nestes últimos tempos foram incorporados, como por exemplo, as auditorias remotas, ferramenta necessária durante os períodos mais críticos da pandemia do Covid 19, porém, se tornando uma ferramenta a qual se fundamentou para ser aplicada de maneira mais rotineira. A estimativa de incerteza de medição também foi melhor discutida, principalmente focando a interpretação dos conceitos e das fontes mais significativas, geralmente oriundas da validação. Nesta revisão também foi fornecido um grande foco nas ferramentas de garantia da validade dos resultados, especialmente relacionada aos ensaios de proficiência (EP), uma vez que estes ensaios visam demonstrar a competência prática do laboratório em fornecer resultados corretos. Esta importância esta destacada pelos próprios organismos de avaliação da conformidade, uma vez que a falta da realização ou resultados insatisfatórios em atividades de EPs podem inviabilizar uma acreditação ou levar a suspensão de um escopo já acreditado.
De maneira a trazer uma explicação de forma clara e didática frente as diferentes ferramentas aplicadas em um SGQ, este livro acaba por citar inúmeras normas (que estabelecem algumas destas ferramentas), assim, os conceitos discutidos neste livro são resilientes a qualquer revisão das normas técnicas, porém destaca-se que é recomendado sempre utilizar as últimas edições das normas aqui citadas.